quarta-feira, 19 de maio de 2010

GPS "O que é? Como funciona? Quanto custa?"

GPS... "Global Positioning System"


O que é isso?

Esse serviço é um sistema de cálculo de posicionamento baseado no uso de sinais enviados por uma rede de satélites mantida pelo Departamento de Defesa dos EUA que foi criado para uso militar, mas com o tempo foi liberado para uso civil. Esse serviço aponta precisamente a posição onde o receptor (o celular do cliente) está no mundo.



Como funciona?

Dentro dos aparelhos que possuem GPS, existem duas antenas: a antena que recebe o sinal da Operadora VIVO e a antena que se comunica com os satélites (GPS), isso é muito importante diferenciar, o GPS é um serviço da fabricante do aparelho, não da VIVO, mas é uma ferramenta na qual o cliente precisa de pacote de dados para utilizá-la. (Ops. Alguém pode estar lendo e dizer que eu estou enganado, mas antes disso alguém pensou em vender um smartphone sem pacote de dados?). Pois então o smartphone precisa de um aplicativo com visualização de mapas, como por exemplo o Google Maps que para visualizar os mapas precisa se conectar à internet. Dependendo do aplicativo o cliente pode comprar os mapas, baixá-los via PC, colocar esses mapas num cartão de memória e usar no smartphone, essa possibilidade existe no Nokia Maps, porém se ele tem instalado somente os mapas do Brasil e atravessar a fronteira para o Uruguai, ele não irá visualizar os mapas, mas se ele possuir um pacote de dados vai poder baixar os mapas do novo destino através do Smartphone.

Então para o cliente utilizar esse serviço de forma plena ele precisa ter um aparelho com antena GPS, um software instalado no Smartphone e mais um pacote de dados ativo na linha. A maioria dos aplicativos, em algum momento, vai utilizar a rede de dados para realizar algum tipo de atualização.

Exemplo: Cliente comprou um Iphone com um plano de voz e de dados, o Iphone possui a antena GPS e já vem instalado o Google Maps. O nosso cliente vai viajar, está saindo de Porto alegre e quer ir passar o fim de semana em Gramado, mas ele não sabe como chegar, então ele vai pegar o seu Iphone vai abrir o Google Maps e pedir pra ele se localizar,(nesse momento o telefone se comunica com os satélites para saber a localização, enquanto isso o aplicativo busca os mapas através da rede de dados da Vivo, juntando as duas informações temos uma mapa com um ponto azul marcando a atual posição do cliente)após a localização o cliente seleciona no mapa o seu destino e pede para o aplicativo lhe mostrar a rota, ele vai calcular e direcionar dando as coordenadas, conforme o cliente se locomover o marcador azul irá se movimentar no mapa que se atualizará através da rede de dados da Vivo. Porém o Google Maps não possui um recurso: a navegação assistida por voz, (o aplicativo não fala “dobre a direita, dobre a esquerda”), essa função está presente nos aplicativos como o Nokia Maps o Vivo Co-piloto, e o Garmim nos quais o cliente paga pelo serviço.



Quanto Custa?

No exemplo do Google Maps o único custo para o cliente é o tráfego de dados, pois o aplicativo é gratuito e geralmente vem instalado ou o cliente pode baixá-lo pela internet do Smarthphone. No caso do outros aplicativos, o cliente precisa pagar para a desenvolvedora do software a licença de utilização da navegação assistida por voz.


Exemplo: o Nokia Maps, esse aplicativo geralmente já vem com uma licença gratuita para o cliente por seis meses, nesse período o usuário poderá utilizar sem pagar pelo uso do programa,somente trafego de dados, depois disso ele precisa pagar uma taxa diretamente para Nokia. (consulte no site da Nokia os aparelhos com licença gratuita para sempre). Existem outros aplicativos pela Vivo onde o cliente paga uma mensalidade diretamente na fatura e outros onde o cliente compra os mapas por localidade. Por fim, os valores e a forma de pagamento variam muito de aplicativo para aplicativo, cabe ao cliente escolher aquela opção que mais lhe agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário