quarta-feira, 19 de maio de 2010

GPS INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

IMPORTANTE:


Para aparelhos que não possuem receptor de GPS existe o serviço de triangulação de antenas, que utiliza as torres de celular para localizar o cliente no mapa, ou seja o cliente pede pro Google maps a sua localização, aparecerá no mapa um ponto com um raio aproximado de 1km como mostra a imagem ao lado. Essa informação significa que o cliente deve estar dentro daquele perímetro estipulado pelo programa, esse serviço não é preciso como o GPS e está disponível apenas para o Google maps.

Existem aparelhos que possuem o A-GPS, que é um sistema que combina a triangulação de antena e um servidor remoto. Ele diminui drasticamente o tempo necessário para estabelecer o contato do receptor (celular do cliente) com os satélites de GPS.

GPS "O que é? Como funciona? Quanto custa?"

GPS... "Global Positioning System"


O que é isso?

Esse serviço é um sistema de cálculo de posicionamento baseado no uso de sinais enviados por uma rede de satélites mantida pelo Departamento de Defesa dos EUA que foi criado para uso militar, mas com o tempo foi liberado para uso civil. Esse serviço aponta precisamente a posição onde o receptor (o celular do cliente) está no mundo.



Como funciona?

Dentro dos aparelhos que possuem GPS, existem duas antenas: a antena que recebe o sinal da Operadora VIVO e a antena que se comunica com os satélites (GPS), isso é muito importante diferenciar, o GPS é um serviço da fabricante do aparelho, não da VIVO, mas é uma ferramenta na qual o cliente precisa de pacote de dados para utilizá-la. (Ops. Alguém pode estar lendo e dizer que eu estou enganado, mas antes disso alguém pensou em vender um smartphone sem pacote de dados?). Pois então o smartphone precisa de um aplicativo com visualização de mapas, como por exemplo o Google Maps que para visualizar os mapas precisa se conectar à internet. Dependendo do aplicativo o cliente pode comprar os mapas, baixá-los via PC, colocar esses mapas num cartão de memória e usar no smartphone, essa possibilidade existe no Nokia Maps, porém se ele tem instalado somente os mapas do Brasil e atravessar a fronteira para o Uruguai, ele não irá visualizar os mapas, mas se ele possuir um pacote de dados vai poder baixar os mapas do novo destino através do Smartphone.

Então para o cliente utilizar esse serviço de forma plena ele precisa ter um aparelho com antena GPS, um software instalado no Smartphone e mais um pacote de dados ativo na linha. A maioria dos aplicativos, em algum momento, vai utilizar a rede de dados para realizar algum tipo de atualização.

Exemplo: Cliente comprou um Iphone com um plano de voz e de dados, o Iphone possui a antena GPS e já vem instalado o Google Maps. O nosso cliente vai viajar, está saindo de Porto alegre e quer ir passar o fim de semana em Gramado, mas ele não sabe como chegar, então ele vai pegar o seu Iphone vai abrir o Google Maps e pedir pra ele se localizar,(nesse momento o telefone se comunica com os satélites para saber a localização, enquanto isso o aplicativo busca os mapas através da rede de dados da Vivo, juntando as duas informações temos uma mapa com um ponto azul marcando a atual posição do cliente)após a localização o cliente seleciona no mapa o seu destino e pede para o aplicativo lhe mostrar a rota, ele vai calcular e direcionar dando as coordenadas, conforme o cliente se locomover o marcador azul irá se movimentar no mapa que se atualizará através da rede de dados da Vivo. Porém o Google Maps não possui um recurso: a navegação assistida por voz, (o aplicativo não fala “dobre a direita, dobre a esquerda”), essa função está presente nos aplicativos como o Nokia Maps o Vivo Co-piloto, e o Garmim nos quais o cliente paga pelo serviço.



Quanto Custa?

No exemplo do Google Maps o único custo para o cliente é o tráfego de dados, pois o aplicativo é gratuito e geralmente vem instalado ou o cliente pode baixá-lo pela internet do Smarthphone. No caso do outros aplicativos, o cliente precisa pagar para a desenvolvedora do software a licença de utilização da navegação assistida por voz.


Exemplo: o Nokia Maps, esse aplicativo geralmente já vem com uma licença gratuita para o cliente por seis meses, nesse período o usuário poderá utilizar sem pagar pelo uso do programa,somente trafego de dados, depois disso ele precisa pagar uma taxa diretamente para Nokia. (consulte no site da Nokia os aparelhos com licença gratuita para sempre). Existem outros aplicativos pela Vivo onde o cliente paga uma mensalidade diretamente na fatura e outros onde o cliente compra os mapas por localidade. Por fim, os valores e a forma de pagamento variam muito de aplicativo para aplicativo, cabe ao cliente escolher aquela opção que mais lhe agrada.

PERGUNTAS E RESPOSTAS!

Para o uso dos modems é necessário baixar do site do fabricante o driver específico para o OS 10.6 através do link http://www.huawei.com/pt/file.do?f=488 e o guia de como configurar a conexão http://www.huawei.com/pt/file.do?f=502

CURIOSIDADE!

ActiveSync: É uma aplicação de sincronização de dados com computadores baseados no Windows e com m Microsoft Outlook de forma imediata. O ActiveSync atua como porta e ligação entre o computador e o dispositivo baseados no Windows XP e Windows Móbile respectivamente, permitindo a transferência da informação do Outlook, docs do Office, imagens, músicas e aplicações.

PASSO A PASSO!

Passo a passo: Como utilizar celulares com Windows Mobile como modem

1º Instale em seu computador com Windows XP o programa ActiveSync , para o Vista e o Seven não é necessario instalar (O programa pode ser baixado diretamente do site da Microsoft)

2º No celular selecione “Iniciar” e, em seguida, “Compartilhamento de Internet”.

3º Em “Conexão do PC”, selecione “USB” e em “Conexão de Rede” selecione a opção “Vivo Zap” ou “Vivo Internet” (apenas uma das opções estará disponível para seleção).

4º Ao conectar, em "Status" aparecerá "Conectado".

5º Conecte seu celular ao computador (utilize o cabo de dados). Os Drivers do telefone serão instalados automaticamente assim como o programa ActiveSync. A sexta janela abaixo se abrirá na tela de seu computador. Pressione a tecla “Cancelar”.

6ºO ActiveSync será aberto no seu computador, mostrando a condição de conexão.

7º Pronto, agora é só acessar o Navegador de internet.

domingo, 16 de maio de 2010

VIVO E VOCÊ!


Saiba mais:

O 6.5 é uma boa atualização da plataforma anterior. O sistema oferece várias melhorias e recursos inovadores que o separam do anterior, o 6.1. O layout “colméia” no display touch facilita a escolha de aplicativos. A nova tela de espera (quando o aparelho está bloqueado) permite interagir com funções básicas sem precisar desbloqueá-lo. Isso sem falar do serviço “My Phone”, que permite salvar seus dados com segurança na web e recuperá-los caso aconteça algum desastre com seu telefone – como ele cair na banheira enquanto você responde aos seus e-mails. Isso sem falar na Windows Marketplace, a loja online de aplicativos que permite acrescentar ferramentas ao seu smart com poucos cliques.

VIVO CONHECIMENTO

TENDÊNCIA DE MERCADO!

Tendência de Mercado

RIM começará a produzir Black Berry no Brasil.

“A Rim fechou acordo com a Flextronix para iniciar no Brasil sua produção de aparelhos na America Latina de

olho no crescente mercado de substituição de telefones moveis antigos por modelos mais novos equipados com

recursos cada vez mais próximos aos de computadores” A base de usuários de smartphones no Brasil tem

dobrado nos últimos anos em meio ao processo de saturação do mercado que tem taxa de penetração de

celulares acima de 90% da população.

Trecho extraído de matéria publicada no site do Jornal O globo de São Paulo; para falar sobre tendência de mercado, lanço a pergunta: o que faz uma empresa de grande porte instalar uma fábrica de smartphones no Brasil?

Atualmente, ouvimos muito sobre o Brasil, sobre sua atual situação no mercado internacional, sua economia sólida, seu desenvolvimento. O mundo esta de olho no Brasil, a atual distribuição de renda brasileira apresenta uma nova situação no poder de compra das pessoas, os brasileiros estão tendo mais condições para adquirir produtos que a pouco tempo atrás eram só para ricos. Carros, casa própria, bens de consumo, entre eles os celulares, estão mais acessíveis. No final da década de 90 e início dos anos 2000, os celulares simples com poucos recursos começaram a ficar mais acessíveis ao consumidor, e com o avanço tecnológico permitiu-se que os aparelhos simples possuíssem recursos para tirar fotos e ouvir músicas, essa tecnologia caiu na graça do consumidor brasileiro, fazendo com que o mercado de celulares no Brasil ficasse saturado. A concorrência entre as operadoras com suas promoções e planos acessíveis também contribuíram para saturar o mercado.

Passo a passo: Como utilizar Iphone como modem

1º Instale o iTunes no computador

2º No aparelho, acesse ajustes>geral>rede>compartilhamento

3º ative a opção conforme tela ao lado

4º escolha a forma de conexão (USB ou Bluetooth)

5º caso escolha USB conecte o cabo

Pronto, agora é só Navegar!

Recomendamos: Conheça o site: www.gdhpress.com.br/smartphones/ Excelente material sobre smartphones. Carlos Morimoto publicou um livro sobre esse assunto e disponibilizou todo ele na integra na internet, nesse link você pode aprender muito sobre tecnologia, redes, tipos de conexões, sistemas operacionais ... Descubra. Vale a pena conferir!

SIMULADOR DOS NOVOS PLANOS INTERNET 3G

Confira!

http://www.vivo.com.br/vivodicas/simulador_dados.php?WT.ac=euvivo.vivointernet-computadorounotebook-pos.icone.vivodicas